sexta-feira, 27 de junho de 2014

Seinfra analisa projeto de PPP no Pecém

Nova infraestrutura de tancagem vai levar granéis líquidos do Porto do Mucuripe para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIEP). Em um mês será definida viabilidade da PPP
A secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra-CE) já analisa o Projeto de Manifestação de Interesse (PNI) da Andrade Gutierrez para o terminal de tancagem no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A empresa ganhou a licitação para apresentar um modelo financeiro de constituição da da Parceria Público Privada (PPP) que vai construir a infraestrutura do terminal de tancagem.
“A gente teve uma reunião com a empresa (Andrade Gutierrez). A PPP está em análise no Estado. Decidido que vai ser uma PPP, aí vai para a licitação”, afirmou o diretor de Infraestrutura da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Eduardo Neves.
Conforme a legislação, uma empresa pode apresentar um projeto por interesse próprio, arcando com todos os custos. Caso seja aprovado, passa para a fase de licitação. A própria empresa pode participar do processo licitatório. Se outra empresa ganhar, aquela que fez o projeto recebe o dinheiro que investiu da vencedora. Se ganhar, não recebe o dinheiro de volta, mas vai gozar da viabilidade econômica da PPP.
“Tem que fazer as tubulações para entregar às empresas. Essa estrutura vai ser feita por meio dessa licitação”, adiantou Eduardo. A nova estrutura vai receber empresas que armazenam granéis líquidos na retroárea do Porto do Mucuripe. Uma delas, a principal, é a Petrobras.
O diretor ressalta ser ordem do próprio governador que os processos caminhem de forma célere. “Deveremos ter uma definição da próxima etapa em 25 dias”.
Há empresas do setor de tancagem com protocolos de intenções assinado para se instalarem no CIPP, entre elas a SP Indústria e Distribuidora de Petróleo Ltda; Agemar Transportes e Empreendimentos Ltda; Temape; Superverde e Bahia Distribuidora de Gás (Grupo Ultra). O investimento chega à soma de R$ 375 milhões, com a geração de 1888 empregos diretos e indiretos.
A proposta de mudar a tancagem do Mucuripe para o Pecém não é nova, mas tem sido tocada mais recentemente. Para o secretário do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, os desdobramentos do projeto poderiam estar caminhando com um pouco mais de velocidade.
“O processo está mais lento do que gostaríamos, porque houve alguns problemas com a PPP. A previsão se mantém para 2017”, destacou.
Tanto Alexandre Pereira quanto Eduardo Neves participaram ontem da entrega de um prédio que vai servir à uma fábrica de calçados em Tauá com investimento estimado em R$ 40 milhões. Foi um dos cinco galpões de que terá a disposição a Melbros Indústria e Comércio de Calçados
Nova termelétrica
A Adece, está prospectando uma nova termelétrica para ser instalada no Ceará, revelou o diretor de Atração de investimentos da Adece, Cláudio Frota. O nome da empresa ainda está sob sigilo, mas trata-se de um ex-executivo do empresário Eike Batista que está tocando uma empresa do ramo energético.
“Tudo só começa depois que ganha um leilão. As tratativas da localização só ocorrem depois que tem o contrato de compra e venda de energia”, explicou Cláudio.
NÚMEROS
375 milhões de reais é o investimento de empresas para o setor de tancagem
2017 é a previsão para transferência da tancagem do Mucuripe para o Pecém
Fonte: O Povo (CE)\Andreh Jonathas